APICULTURA

A CAIF tem ao dispor dos seus cooperantes uma Melaria, a qual foi inaugurada, no ano de 2008, sendo certificada no ano de 2012.

 

No ano de 2013, foi inaugurada a sala de derretimento, esterilização e moldagem de cera, sendo mais um serviço que esta Cooperativa irá prestar aos apicultores da ilha do Faial.

 

A CAIF produz o seu mel a fim de comercializá-lo em conjunto com o mel dos seus cooperantes. A cooperativa também comercializa material apícola. Esta tem promovido diversas formações nos últimos anos com o objetivo de aumentar o n.º de cooperantes e o n.º de colónias na ilha do Faial.

 

A ilha do Faial conta atualmente com 30 apicultores e com 359 colónias distribuídas por 48 apiários.

 

FLORICULTURA

Esta atividade iniciou-se em 2005, mas as primeiras plantações de Proteas só surgiram em 2006, tendo começado em 2008 a exportação e continuado até à data.

 

Por toda a ilha já existe um grande número de plantações com o objetivo de produzir para o mercado local, bem como para exportar.

 

As variedades deste tipo de Flor (proteas) mais produzidas são Leucospermum Tango, Leucospermum Veldfire, Protea Cynaroides, Leucadendron Argenteum e Leucospermum High Gold.

 

 

 

AGRICULTURA BIOLÓGICA

Neste setor existe um grupo de 6 produtores com a missão de incentivar mais produtores, efetuar o processo de certificação, partilhar técnicas de produção a agricultores e técnicos e organização das vendas.

 

Na ilha já existem vários produtores em certificação, sendo estes Casa d’ Ávilas, César Silva - Encosta da Boavista, Salvador Medeiros, Jason Dias - BioSabores da Horta, José Medeiros e Pedro Medeiros - Bioprotea.

 

 

 

 

Contacto
Associação de Agricultores da Ilha do Faial
(Angústias (Horta))
Angústias - Sectores da CAIF


Ao Serviço da Agricultura do Faial!

Rua Pasteleiro Angústias
9900-069 HORTA
( Angústias (Horta) )
292 208 350